Garimpeiros de Itaituba prometem fazer muito barulho na manhã desta terça-feira, 13, em frente a Câmara Municipal, reivindicando a liberação das Permissões de Lavra Garimpeira (PLGs), a legalização do garimpo, a liberação das licenças ambientais pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semas) e a mudança na lei de destruição de equipamentos. O Antagônico apurou que a casa de leis aproveitará o momento para fazer uma sessão especial para debater o tema.
Durante a manifestação, alguns garimpeiros que tiveram seus maquinários e equipamentos destruídos por órgãos federais terão a oportunidade de utilizar a tribuna durante a sessão da Câmara Municipal para expressar sua indignação em relação às ações do governo federal nos garimpos da região. Essa será a quarta reunião realizada pelos garimpeiros para cobrar apoio às suas demandas
A luta pela liberação das PLGs é uma das principais pautas dos garimpeiros, que afirmam haver mais de 800 permissões pendentes apenas aguardando publicação no Diário Oficial da União. Além disso, eles buscam a legalização do garimpo como uma atividade econômica regularizada e a obtenção de licenças ambientais que permitam a exploração sustentável dos recursos naturais da região.
Com informações do Giro Portal
Comentários
Postar um comentário