O Amapá. O Assessor do Deputado. As Drogas Plantadas no Carro. O Delegado e a Exoneração


 O delegado Vladson Souza do Nascimento foi exonerado do cargo de titular da delegacia de Pracuúba, município distante 256 quilômetros de Macapá. Vladson estava afastado do cargo desde dezembro de 2024, em razão da acusação de plantar drogas no carro do assessor do deputado Hildegard Gurgel (União). A exoneração do cargo comissionado de delegado do município foi publicada na sexta-feira (7) no Diário Oficial do Estado, e passou a valer a partir desta segunda-feira (10).

Quando Vladson foi afastado em dezembro, a Polícia Civil do Amapá informou em nota que durante a investigação, foram identificados indícios que apontam para participação do delegado e de um oficial da Polícia Militar (PM) em um suposto ato de vingança, no qual teriam plantado a droga e a arma apreendidas.

O caso – A ocorrência foi registrada em outubro de 2024 durante uma abordagem numa rodovia estadual. Durante a ação, arma e drogas foram apreendidos. O assessor de 25 anos e uma mulher de 27 anos foram presos e encaminhados ao Centro Integrado de Operações em Segurança Pública (Ciosp) de Santana.

À época, o delegado tinha um relacionamento amoroso com a companheira do assessor do deputado, isso quando ela era solteira. Ainda segundo a apuração, após conhecer o assessor, a mulher terminou com o delegado, mas ele não aceitou o fim da relação e passou a persegui-la.

Em dezembro de 2024, a Corregedoria da Polícia Civil do Amapá cumpriu mandados de busca e apreensão, além do afastamento cautelar das funções, em desfavor do delegado.  A polícia informou que os mandados foram cumpridos na residência de Vladson e na delegacia onde ele exercia suas funções, em Pracuúba. A operação foi realizada após uma denúncia feita na Corregedoria.  

A ocorrência que prendeu o assessor e a mulher foi realizada por equipes da Polícia Militar durante a Operação Protetor e ocorreu na Rodovia Duca Serra, que liga os municípios de Santana e Macapá.

Comentários