Belém. O Círio. A Azul. Os 300 Voos Extras. A Ocupação de 90%



 Com a chegada do  Círio de Nazaré 2024, celebrado no segundo domingo de outubro, em  Belém, a Azul, líder em voos e destinos no Brasil, se prepara para o período de intensa movimentação no aeroporto da capital, com rotas saindo de Macapá, Manaus, Fortaleza, Santarém e Confins (Belo Horizonte). Desta forma, a companhia disponibilizou 30 voos extras entre os dias 08 e 16 de outubro, que já estão com ocupação de quase 90%. O Círio é uma das maiores manifestações religiosas e culturais do país, em devoção à Nossa Senhora de Nazaré, chegando a reunir mais de 400 mil fiéis a cada edição. 

“A Azul recomenda a compra antecipada, mas para quem deixou para a última hora, ainda dá tempo de aproveitar para conhecer essa bela festa. A partir de Belém conseguimos receber pessoas de todas as regiões do país e até do exterior”, afirma o Gerente Geral Malha, Planejamento Estratégico e Alianças da Azul, Vitor Silva.  

De Macapá a Belém, serão seis voos, de 10 a 16 de outubro. Eles decolam do Aeroporto de Macapá à 00h10 e pousam à 01h05 em Belém. Já a partir de Manaus, os voos saem na terça (08), quinta (10) e domingo (13) com destino a Belém. Na terça e quinta, os aviões decolam às 17h30 de Manaus. No domingo, a saída acontece às 03h05. 

Os voos de Fortaleza estão programados para Belém nos dias 10 (quarta) e 14 (segunda) de outubro, decolando da capital cearense às 18h20, na quarta, e às 14h55, na segunda. Recife terá, também, dois voos para Belém – um na segunda (08/10) e outro na quarta (10/10). Quem sair de Belo Horizonte, segundo maior hub da Azul, que recebe voos de outras 56 cidades, pode pegar o voo dia 12 (sábado), às 13h.   

“A companhia estará presente, mais uma vez, em um evento tipicamente regional, mas de abrangência nacional, considerado o Natal dos paraenses. Então, muito além de proporcionar conforto no trajeto aos Clientes que vão acompanhar, essa iniciativa valoriza se integra a cultura brasileira”, complementa Vitor Silva.  

O tema do Círio de Nazaré deste ano é “Perseverar na oração, com Maria, Mãe de Jesus”, que tem relação com o pedido do Papa Francisco para que 2024 seja um ano dedicado à oração.   Realizado há mais de 200 anos em Belém, o Círio de Nazaré foi reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial pelo Iphan e declarado Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO.

A história da festividade religiosa começa em 1700 com o achado da Imagem de Nossa Senhora de Nazaré pelo Caboclo Plácido, às margens de um riacho localizado próximo à imponente Basílica Santuário de Nossa Senhora de Nazaré. A devoção à Virgem foi crescendo e, em 1793, aconteceu a primeira procissão em homenagem à Padroeira dos paraenses. Desde então, o Círio acontece anualmente, reunindo sempre um número maior de fiéis, resultando numa ampla programação que envolve, além dos ritos sagrados, a arte, a música e a culinária tipicamente amazônicas.

Comentários