Os católicos de Barcarena celebraram, neste domingo,29, a criação da Paróquia São João Paulo II, no próximo domingo, dia 29. O bispo da Diocese de Abaetetuba, Dom José Maria Reis, presidiu a Santa Missa de elevação e também deu posse ao primeiro pároco da nova paróquia, o padre Francisco Messias.
São João Paulo II é a quarta paróquia criada no município, que tem 120 mil habitantes. A área da nova paróquia abrange 38 comunidades, desmembradas da Paróquia São Francisco Xavier, que agora conta com 40 capelas. As ações da nova circunscrição eclesiástica vão se concentrar na região das estradas.
A sede na nova paróquia está situada ao lado da capela da comunidade Nossa Senhora de Guadalupe, na rua José Pinheiro Rodrigues, no Bairro Novo II, próximo ao novo terminal rodoviário da cidade. A paróquia já possui um terreno e um prédio onde funcionará a secretaria paroquial para os atendimentos pastorais.
Antes da paróquia São João Paulo II, Barcarena era atendida por três paróquias: São Francisco Xavier (Barcarena-Sede), São José (Vila dos Cabanos) e São Tomé e São Francisco de Assis (no Laranjal). Com a nova circunscrição eclesiástica, a Diocese de Abaetetuba passará a ter 23 paróquias, distribuídas em oito municípios.
Ao longo de sua trajetória pastoral, Padre Francisco acumulou diversas experiências de estágio. Em 2016, atuou na então Área Pastoral Bom Pastor, atual Paróquia Jesus Bom Pastor (Alça Viária). No ano seguinte, serviu na Paróquia São José, em Acará. Entre 2018 e 2019, desempenhou funções na Paróquia Santa Maria, em Tomé-Açu. Nos anos de 2020 e 2021, retornou à Paróquia São José, em Acará, e em 2022, foi enviado para a Paróquia Divino Espírito Santo, em Moju. Finalmente, em 2023, chegou a Barcarena, onde permanece até hoje.
No dia 27 de agosto de 2022, ainda em Moju, Padre Francisco foi ordenado diácono. Ao ser designado para a Área Pastoral São João Paulo II, em Barcarena, já como diácono, continua seu trabalho de evangelização. Em 29 de abril de 2023, foi ordenado presbítero, e desde então, segue regularmente na comunidade, que em breve será elevada à condição de paróquia.
Comentários
Postar um comentário