Um homem de 53 anos foi preso nesta quarta-feira (19), em uma ação integrada entre a Polícia Civil do Amapá, através da 9ª Delegacia de Polícia da Capital e a Polícia Civil do Ceará, por praticar fraudes eletrônicas no Amapá. A prisão foi realizada na cidade de Maracanaú, após cumprimento de mandado de prisão preventiva, expedida pela justiça amapaense.
O delegado Nixon Kenedy, titular da 9ª Delegacia e responsável pela investigação, identificou que o crime estava sendo praticado por dois suspeitos, sendo padrasto e enteado. Ainda segundo a investigação, dezenas de pessoas foram vítimas da dupla, chegando a gerar prejuízos financeiros. O crime era praticado mediante ‘perfil falso’ na internet, onde as vítimas eram enganadas com conversas maliciosas em aplicativo de troca de mensagens.
“Os dois investigados interagiam com as vítimas, que possuem processos tramitando na Justiça do Amapá, e, se passando por advogado delas, solicitava o pagamento de determinada tarifa judicial. É relevante destacar que todas as linhas telefônicas, utilizadas pelos investigados para entrar em contato com as vítimas, foram registradas em nomes diversas pessoas aleatórias, as quais também são vítimas, provenientes de diferentes Estados da Federação, configurando crimes interestaduais. Apenas nos últimos três dispositivos utilizados pelos investigados, foram inseridos quase 200 chips telefônicos, uma quantidade absolutamente atípica de utilização normal, o que permite inferir que eles praticavam os golpes de forma contumaz”, explicou Nixon.
Ainda de acordo com o delegado, o outro investigado está com mandado de prisão em aberto e segue foragido. Outras vítimas foram identificadas, incluindo a prática também no estado do Ceará. A dupla foi indiciada pelos crimes de falsidade ideológica e fraude eletrônica, na modalidade de estelionato.
Comentários
Postar um comentário