A Nunciatura Apostólica no Brasil informou, nesta quarta-feira, 15 de maio, que o Papa Francisco aceitou o pedido de renúncia ao governo pastoral da diocese de Bragança, apresentado por dom Jesús Maria Cizzaurre Berdonces.
Assim, foi nomeado como novo bispo diocesano Dom Raimundo Possidônio Carrera da Mata, atual bispo coadjutor de Bragança. Dom Raimundo nasceu em 31 de março de 1954, no distrito de Icoaraci – Belém do Pará. Foi ordenado presbítero em 24 de junho de 1978.
A partir de 1980, exerceu funções de pároco em diversas paróquias da arquidiocese de Belém do Pará. Foi vice-diretor do Instituto de Pastoral Regional (IPAR); diretor do Seminário Maior Nossa Senhora da Conceição da arquidiocese de Belém (de 1994 a 1999); cerimoniário da arquidiocese de Belém (1989 a 2009); administrador diocesano da arquidiocese de Belém (2009-2010). Em 2004, foi nomeado vigário geral da arquidiocese de Belém e coordenador de Pastoral, até 2020.
Dom Possidônio exerceu ainda a função de assessor em diversos Encontros Inter-regionais da Igreja na Amazônia. Foi colaborador da Comissão Episcopal para a Amazônia (CEA) da CNBB; participou da Comissão organizadora do Mutirão para a Igreja na Amazônia (Brasília, 2005) e da Criação da Rede Eclesial Pan-Amazônica, a Repam (2014); foi membro da Comissão da CNBB que elaborou as Diretrizes para a Formação dos Presbíteros da Igreja no Brasil (2019).
Como colaborador ativo do Sínodo para a Amazônia, participou de reuniões e assembleias preparatórias, elaboração do Instrumentum Laboris e, durante o Sínodo, da elaboração do Documento Final.
No dia 16 de março de 2022, foi nomeado, pelo Papa Francisco, bispo coadjutor da diocese de Bragança do Pará. Sua ordenação episcopal aconteceu no dia 23 de abril de 2022, e sua posse no dia 30 de abril de 2022. Agora, assumirá o governo pastoral da diocese.
A Presidência da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) enviou agradecimento ao agora bispo emérito e saudação ao novo titular. Leia abaixo:
Saudação a Dom Raimundo PossidônioEstimado irmão,
Ao recebermos a notícia de sua nomeação, agora como Bispo Diocesano de Bragança do Pará, renovamos nossos votos de um profícuo ministério à frente desta Igreja Particular. Representante de um episcopado que emerge do próprio território amazônico, o irmão tem em sua trajetória os sinais daquilo que a Igreja pode oferecer a si mesma na realização dos sonhos do Papa Francisco para a região, os quais foram partilhados na exortação Querida Amazônia.
Que o Espírito Santo seja força na condução do povo de Deus que lhe foi confiado, especialmente no momento forte que se aproxima: o Jubileu da Esperança. Um tempo, como nos diz o Papa Francisco, para “nutrir e robustecer a esperança, insubstituível companheira que permite vislumbrar a meta: o encontro com o Senhor Jesus” (cf. Spes non confundit, 5).
Agradecidos por sua dedicação e serviço à Igreja na Amazônia, renovamos nosso pedido de intercessão a Nossa Senhora do Rosário, padroeira da Diocese de Bragança do Pará, para que seja sua companheira na missão.
Em Cristo,
Dom Jaime SpenglerArcebispo de Porto Alegre (RS)
Presidente da CNBB
Dom João Justino de Medeiros SilvaArcebispo de Goiânia (GO)
Primeiro Vice-presidente da CNBB
Dom Paulo Jackson Nóbrega de Sousa
Arcebispo de Olinda e Recife (PE)
Segundo Vice-presidente da CNBB
Dom Ricardo Hoepers
Bispo Auxiliar de Brasília (DF)
Secretário-geral da CNBB
Agradecimento a Dom Jesús Maria Cizzaurre Berdonces
Estimado irmão,
Hoje, unimo-nos à Igreja em Bragança do Pará em gratidão a Deus por seu ministério episcopal, e pelo pastoreio dessa Igreja Particular durante os últimos sete anos.
O nosso agradecimento também é dirigido ao irmão, que correspondeu ao chamado do Senhor da Messe, e fez frutificar a vocação na missão ad gentes, desde o presbiterato.
No Brasil desde a década de 1970, pôde corresponder, com frutos à Igreja na Amazônia, ao que a sua congregação religiosa define em seus objetivos: o serviço à Igreja e o esforço cada vez maior para crescer na caridade de acordo com o carisma de Santo Agostinho.
Registramos ainda neste agradecimento o período que pastoreou a Prelazia de Cametá, no momento especial em que a circunscrição eclesiástica se tornou uma diocese. E ainda o exercício das funções de secretário, vice-presidente e presidente do Regional Norte 2 de nossa Conferência Episcopal.
Em todos esses serviços, fez como os missionários citados pelo Papa Francisco na Querida Amazônia, que chegaram à Região com o Evangelho, “deixando os seus países e aceitando uma vida austera e desafiadora junto dos mais desprotegidos”. Possa o período da emeritude ser ocasião de novo impulso missionário, tendo presente a atenção demandada pela saúde.
Maria, Mãe da Igreja, seja guia e intercessora nesta nova etapa.
Em Cristo,
Dom Jaime SpenglerArcebispo de Porto Alegre (RS)
Presidente da CNBB
Dom João Justino de Medeiros SilvaArcebispo de Goiânia (GO)
Primeiro Vice-presidente da CNBB
Dom Paulo Jackson Nóbrega de Sousa
Arcebispo de Olinda e Recife (PE)Segundo Vice-presidente da CNBB
Dom Ricardo HoepersBispo
Auxiliar de Brasília (DF)Secretário-geral da CNBB
Comentários
Postar um comentário