Santarém. O Aeroporto Wilson Fonseca. A Aena e a Nova Administração



 A empresa espanhola Aena informa que assumiu a administração de mais um terminal aeroportuário brasileira, desde a 0h desta segunda-feira, 27 de novembro: o Aeroporto Internacional Maestro Wilson Fonseca, de Santarém, no Pará. O primeiro voo sob a nova gestão foi o Latam 3840, chegando de Brasília (DF) e pousando às 0h39. A primeira decolagem foi o voo Gol 1743, às 2h58, com destino a Manaus (AM).

Em 2019, último ano antes da pandemia, o aeroporto paraense recebeu 476 mil passageiros. Em 2022, a movimentação foi de 415 mil embarques e desembarques. Até outubro deste ano, passaram pelo terminal 350 mil passageiros. O aeródromo de Santarém é o segundo mais movimento do Estado do Pará e, segundo a Aena, receberá melhorias com objetivo de deixá-lo mais seguro, sustentável e confortável. O terminal de passageiros vai mais do que triplicar de tamanho, passando de 1.300 m² para 4.400 mil m². A superfície da sala de embarque será triplicada e a área pública ficará quatro vezes maior.

Para aumentar a segurança, a Aena implantará áreas de segurança de final de pista (RESA) em ambas as cabeceiras, instalará um PAPI (Indicador de Percurso de Aproximação de Precisão) na cabeceira 28 e fará a realocação do PAPI na cabeceira 10. Haverá também reconfiguração de pátio para oito posições para aeronaves tipo C. Na área externa por onde circulam os veículos para acesso ao aeroporto, será feita uma remodelação do meio-fio. A Aena entregará à Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), até dezembro, o anteprojeto das melhorias, com os planos para a modernização do terminal. As obras devem começar no segundo semestre de 2024, com previsão de entrega em 2026.

Em agosto do ano passado, a Aena venceu a licitação da sétima rodada de concessões para gerir 11 aeroportos nos Estados de São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e Pará. O aeroporto de Santarém é o décimo dessa rodada a passar para o controle da concessionária. O último, a ser assumido na próxima quinta-feira, 30 de novembro, será o aeroporto de Altamira.

No Pará, atualmente, a companhia opera também nos aeroportos de Marabá  e Carajás. As outras praças são São Paulo/Congonhas (SP), Uberlândia (MG), Uberaba (MG), Montes Claros (MG), Campo Grande (MS), Ponta Porã (MS), Corumbá (MS), Recife (PE), Maceió (AL), João Pessoa (PB), Aracaju (SE), Campina Grande (PB) e Juazeiro do Norte (CE).

Comentários