A Queda do Avião. Os Pilotos de Itaituba. A Explosão. Os 12 Mortos





 Um avião de pequeno porte explodiu ao cair próximo à pista do Aeroporto Internacional de Rio Branco, na manhã deste domingo (29). Segundo o Governo do Estado do Acre, todas as doze pessoas a bordo morreram. Parte dos passageiros estava viajando para receber tratamento médico no Amazonas. 

O piloto da aeronave, Cláudio Atílio Mortari, e o co-piloto, Kleiton Lima Almeida, de 39 anos, que morreram no acidente, moravam em Itaituba, no oeste paraense.O voo era particular, da empresa ART Taxi Aéreo, e decolou de Rio Branco com destino a Envira, no Amazonas. 

A aeronave modelo Caravan tinha capacidade para até 14 pessoas e caiu por volta das 6h30 no horário local (8h30 em Brasília), logo após a decolagem. O advogado da empresa, Thiago Abreu, informou ao que o piloto e o copiloto tinham experiência e treinamento. Segundo a Anac, o avião estava em situação regular. 

Os corpos começaram a chegar no Instituto Médico Legal às 13h30 (15h30 pelo horário de Brasília). Todos os 12 corpos foram resgatados. Na aeronave estavam seis homens, três mulheres e uma criança de 1 ano e 7 meses, além do piloto e do copiloto.Seis das vítimas eram de Eirunepé (AM). Havia, ainda, moradores de Envira (AM). Veja a lista das vítimas aqui. 

A aeronave era pilotada por Cláudio Atílio Mortari foto acima) que, de acordo com suas redes sociais, era natural de São Paulo, mas também morava em Itaituba. O copiloto que Kleiton Lima Almeida, de 39 anos (foto abaixo) que também morreu na queda de avião, nasceu e morava em Itaituba, no sudoeste do Pará. Ele tinha se tornado pai há um mês, segundo a irmã, Gardeny Lima.

Os bombeiros conseguiram controlar as chamas após cerca de quatro horas, e a retirada de corpos e destroços foi iniciada. Segundo o Corpo de Bombeiros, nove corpos foram retirados. A aeronave caiu em um local que dificultou a chegada das equipes de resgate, como explicou a capitã do Corpo de Bombeiros Francisca Fragoso: “Como não há possibilidade de alcançar por viatura, o controle do incêndio fica um pouco mais delicado, em razão de utilizar apenas extintores”, informou a capitã.

Ambulâncias do Samu, viaturas da Polícia Militar e um helicóptero do Ciopaer se deslocaram até uma região próxima ao local para auxiliar nas ações. O Governo do Estado do Acre informou que as vítimas morreram carbonizadas e que as causas do acidente serão investigadas. 

De acordo com o comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Charles da Silva Santos, o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) foi acionado.A aeronave era pilotada por Cláudio Atílio Mortari, que, de acordo com suas redes sociais, era natural de São Paulo, mas também morava em Itaituba, no Pará. 

De acordo com trabalhadores da empresa, Cláudio morava no Pará desde a década de 80. Veja abaixo os nomes das outras 10 vítimas fatais:

Clara Maria Monteiro – criança de um ano e sete meses e Ana Paula Melo (mãe)

José Marcos Epifânio – passageiro

Edineia de Lima – passageira

Jamilo Maciel – passageiro

Antônio Cleudo Epifânio – passageiro

Raimundo Nonato Melo – passageiro

Alexsander Bezerra – passageiroFrancisco – passageiro

Antonia Elizangela – passageira

Comentários