O TRT 8. A Vaga no Desembargo. Os Advogados. A Lista. A Pressa. O Jimmy Negrão e a Operação Mãos Limpas



 Aterrizou na redação de O Antagônico denúncia apontando para “forças ocultas” que estariam agindo para tirar o Pará da jogada na formação da lista tríplice para a escolha do novo desembargador que integrará o Tribunal Regional Eleitoral da 8ª Região , TRT 8. A vaga, aberta em decorrência da aposentadoria do desembargador Mário Leite Soares, segue o critério do quinto constitucional e deverá ser ocupada por integrante da Ordem dos Advogados do Brasil.

No último domingo, 22, o Conselho Federal da OAB em Brasília escolheu, em sessão extraordinária, os nomes da lista sêxtupla para disputa da vaga no TRT 8, corte trabalhista que abrange o Pará e o Amapá. Foram escolhidos os advogados Marcelo Silva de Freitas, Marcio Pinto Martins Tuma, Jimmy Negrão Maciel, Selma Lúcia Lopes Leão , Bruno Garcia de Castro e Ramon Batista Rego. Os dois primeiros, Marcelo Freitas e Marcio Tuma, bem como o quarto e o quinto, Selma Leão (única mulher) e Bruno Garcia, são paraenses. 

Já o terceiro, Jimmy Negrão Maciel e o último, Ramon Rego, são do Amapá. E é ai que está o pulo do gato : Jimmy Maciel, que é procurador do Estado do Amapá e que teria padrinhos fortes no alto escalão do TRT 8 foi alvo da Operação “Mãos Limpas” deflagrada pela Polícia Federal no Amapá, em 2010, acusado de negociar acordos irregulares com empresas e pessoas que tinham processos contra o Estado do Amapá. 

À época, Maciel teve sua residência visitada pelos agentes federais e foi levado coercitivamente até a sede da PF em Macapá. E não é só isso:  Jimmy Negrão é réu no processo n.º 0056890-732015.8.03.0001, acusado pelo Ministério Público de fraudar acordos trabalhistas no próprio TRT 8. Um recurso deste processo foi protocolado no Superior Tribunal de Justiça em setembro deste ano. 

O que deixou muito causídico paraense de “orelha em pé” foi a pressa da presidência da corte trabalhista no Pará, que recebeu o ofício da OAB , por e-mail, no último dia 23, e já marcou Sessão Extraordinária para a escolha da lista tríplice para a próxima segunda-feira, 30. 

De acordo com publicação do site do TRT 8, a sessão será realizada de forma presencial, na sala de Sessões do Pleno, a partir das 14 horas e será presidida pelo desembargador-presidente Marcus Augusto Losada Maia, contando com a presença de 17 desembargadores do Trabalho e da procuradora do Trabalho Rejane de Barros Meireles Alves. Tem candidato se queixando que não teve tempo nem pra se coçar, quiçá fazer campanha. A conferir….

Comentários