O governo do Amapá assinou neste sábado (21), em Tartarugalzinho, o decreto de situação de emergência em todo Estado em função do aumento no número de queimadas registrado durante o período de estiagem. O objetivo do decreto é desburocratizar a tomada de decisões administrativas para combater os focos de incêndio. De acordo com o governador do Estado, Clécio Luís Vieira, os focos aumentaram muito, tanto que o Governo Federal reconheceu a situação de emergência no município de Tartarugalzinho. “Em 2022 o Amapá registrou cerca de 4 mil focos de incêndio, esse ano já são mais de 10 mil e ainda estamos no mês de outubro”, destacou o governador.
Durante a assinatura do decreto, o governo do Estado repassou à Prefeitura de Tartarugalzinho cestas básicas, kits de higiene, garrafões de água mineral, caixas d’água, combustível, cinco mil unidades de hipoclorito, além de carros-pipa para abastecimento das famílias e irrigação das plantações. O material será distribuído pelo município para as famílias que estão sendo diretamente afetadas pelos focos de incêndio em Tartarugalzinho, umas das regiões que mais está sofrendo com as queimadas.
De acordo com o prefeito de Tartarugalzinho, Bruno Mineiro, a partir de outubro a situação ficou bem difícil e foi necessário solicitar apoio do Governo do Estado.A Operação Amapá Verde segue até o dia 6 de dezembro e integra outra operação nacional, a “Guardiões dos Biomas”, promovida pelo Governo Federal e atua nos municípios de Oiapoque, Calçoene, Amapá, Tartarugalzinho, Porto Grande, Laranjal e Vitória do Jari.
A prefeitura de Tartarugalzinho decretou emergência na sexta-feira (13). O município lidera o número de incêndios nos últimos dois meses no estado e a acentuada baixa no nível dos rios tem causado o desabastecimento de água potável.
Comentários
Postar um comentário