Soure. Os Barcos Chineses. A Pesca Ilegal e o Silêncio das Autoridades



 A pesca ilegal feita por barcos chineses está se tornando um problema que afeta cada vez mais a região amazônica. A atividade ilegal chinesa preocupa principalmente os habitantes locais, devido aos inúmeros problemas que tem causado. Primariamente, do ponto de vista ambiental, a pesca ilegal por navios da China tem sido especialmente destrutitiva, pois os chineses estariam capturando indiscriminadamente espécies ameaçadas de extinção. Além disso, a própria economia local está sendo ameaçada.

Navios de pesca chineses usam uma técnica específica para arrastar mais peixes do oceano. Normalmente não podem fazer isso perto da costa, mas os chineses estão fazendo”, disse Carlos Augusto Gouvêa, prefeito de Soure, na Ilha do Marajó. 

Com essa técnica de arrasto maciço com redes, a China consegue capturar os melhores peixes, obrigando pequenos barcos brasileiros a virem negociar para obter também ilegalmente alguns desses espécimes. Desse modo, os pescadores brasileiros conseguem atender a demanda local.

Esse tipo de atividade ilegal afeta fortemente os esforços do governo local, das autoridades do Pará e dos municípios do Marajó para desenvolver uma bioeconomia sustentável. Frear esse impacto é uma responsabilidade que as autoridades locais cobram do governo Lula.

A presença de navios chineses perto do Amazonas “tem um impacto muito forte, mas é uma coisa que não é da prefeitura, é do governo federal, é uma coisa que o governo central deveria cuidar.” declarou o prefeito Gouvêa. “Não discutimos isso diretamente com Lula, mas o governo sabe que isso está acontecendo“, acrescentou.

O prefeito de Soure destacou ainda que a Guiana Francesa, que faz fronteira com o Brasil ao norte, também sofre com a questão. No entanto, o país vizinho “tem uma estrutura melhor para combater esse problema” e impedir que navios chineses cheguem perto de suas costas. “Mas aqui na região de Marajó no Brasil, eles chegam muito perto das nossas costas com aquelas redes que arrastam os peixes”.

Comentários