Chacota e constrangimento durante a sessão que elegeu Luís Roberto Barroso como sucessor de Rosa Weber na presidência do Supremo Tribunal Federal, nesta quarta-feira,09. Os ministros escolheram, por 10 votos a 1, Edson Fachin como o próximo vice-presidente. Alexandre de Moraes recebeu o voto de Fachin em uma eleição protocolar, já que a escolha dos presidentes e vice-presidentes ocorre em um sistema de rodízio com base na antiguidade.
Após Weber anunciar o placar, Moraes respondeu, em tom de piada: “É que a votação não foi no TSE”.Na sequência, Gilmar Mendes, decano da Corte, também em tom de piada, brincou com o colega “derrotado” no pleito, responsável pela condução de investigações contra os atos os atos antidemocráticos: “Vai colocar esse pessoal no inquérito”. Neste momento, Rosa Weber, que costuma ser discreta, franziu o rosto.
A posse de Barroso e Fachin acontecerá em 28 de setembro. O mandato da atual presidente se encerra em 2 de outubro, quando a ministra completará 75 anos e terá de se aposentar compulsoriamente
Comentários
Postar um comentário