A Polícia Federal deflagrou na manhã desta terça-feira (8) uma operação contra garimpeiros acusados de fazer emboscada para assassinar a tiros policiais federais e servidores do Instituto Chico Mendes de Biodiversidade (ICMBio). A Operação Dever Legal cumpre quatro mandados de busca e apreensão expedidos pela Justiça Federal, todos no município de Itaituba (PA). A PF não divulgou os nomes dos suspeitos.
As investigações começaram após uma operação conjunta da PF e do ICMBio, em abril, para reprimir garimpagem ilegal em unidades de conservação federais na região de Itaituba. Durante a inutilização das instalações e maquinário em uma das regiões de garimpo, policiais federais e servidores do ICMbio foram emboscados.
As apurações indicam que envolvidos com garimpos ilegais alvos da ação teriam realizado os disparos. Os alvos da operação desta terça são investigados, dentre outros, pelos crimes de usurpação de patrimônio da União, crimes ambientais diversos e tentativa de homicídio qualificado, cujas penas somadas podem ultrapassar os 30 anos de prisão.
Comentários
Postar um comentário