Capitão Poço. Os Tonheiros. As Fazendas. Os “Gatos”. As Autoridades e a Omissão



 Está correndo de boca em boca e nos grupos de WhatsApp mais um “rolo” dos Tonheiros, família que comanda o grupo político dominante em Capitão Poço e região. Desta feita, a história envolve calote na Equatorial.

Os Tonheiros são donos de inúmeras fazendas e plantações de citros na região de Capitão Poço. Essa atividade empresarial exige uma irrigação forte, para manutenção das plantações, e, consequentemente, requer um grande consumo de energia elétrica. E é ai que entra a malandragem dos Tonheiros e a tentativa de dar rasteira na justiça e na Equatorial. 

Em consultas processuais se verifica que, sistematicamente, ao longo dos anos, o grupo tem se utilizado de um rosário de 3 ações judiciais para questionar cobranças da Equatorial Energia. As faturas se referem ao conhecido “faturamento do consumo não registrado”, em outras palavras, o famoso “gato”. 

O curioso é que até a presente data o Ministério Público ainda não acordou para a manobra dos “poderosos” de Capitão Poço. Isso porque roubo de energia é crime, conforme previsão do art. 155, §3º, do Código Penal. Do contrário, as contas não pagas irão se transformar em um “balaio de gatos” ( com o perdão do trocadilho). 

Comentários