Pela política de incentivo do Governo do Amazonas, as empresas de transporte de passageiros e cargas, incluindo as de fretamento de táxi aéreo, são contempladas com reduções de 3% a 7% na alíquota do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) no combustível de aviação.
Olho no turista
Com a medida, o Amazonas ganha um voo direto da Latam para a capital do Rio de Janeiro, de onde mais de 18,4 mil turistas desembarcaram no estado no ano passado. São Paulo e Belém são os maiores emissores de turistas para o Amazonas, totalizando 125,9 mil e 43,6 mil visitantes em 2022, respectivamente.
De acordo com o presidente da Empresa Estadual de Turismo do Amazonas (Amazonas), Ian Ribeiro, as rotas aéreas foram ampliadas de modo estratégico para atrair mais turistas para o estado, especialmente os de países europeus interessados no ecoturismo. As viagens sem escalas para o Rio de Janeiro/Galeão pela Latam começam no dia 2 de janeiro de 2024, enquanto os novos voos para São Paulo e Belém, em 29 de outubro deste ano.
O novo voo Manaus-Rio de Janeiro/Galeão terá duas frequências semanais, todas as terças e sábados às 23h40 (hora local) e todas as quartas e domingos à 0h05 (hora local) do Rio. A duração média de voo é de quatro horas. A rota Manaus-Belém ganhará um novo voo aos sábados, com duração média de duas horas e cinco minutos e decolagem de Manaus às 13h05 (hora local) e no sentido contrário às 17h05 (hora local). Aos domingos, permanecerá com a decolagem da capital amazonense às 11h55 (hora local) e de Belém às 15h45 (hora local). Além disso, a rota Manaus-Guarulhos será ampliada de três para quatro voos diários. O voo tem duração média de três horas e 55 minutos.
Os incentivos fiscais do Governo do Amazonas possibilitaram a ampliação das rotas cargueiras da Latam. Segundo a companhia, sairão de 13 para 16 frequências semanais as rotas Guarulhos-Manaus (oito voos semanais), Manaus-Guarulhos (sete voos semanais) e Viracopos-Manaus (um voo semanal). No mercado internacional, as frequências semanais da rota Miami-Manaus, dedicada à importação de cargas, serão duplicadas de duas para quatro.
Novos municípios
A empresa anunciou a ampliação do seu acordo de codeshare (no qual duas ou mais companhias aéreas compartilham o mesmo voo, padrões de serviço e canais de venda) com a Voepass. A partir de 1º de setembro, a Latam passará a oferecer voos para os municípios de Tefé, Santa Isabel do Rio Negro e Barcelos, além de já vender bilhetes atualmente para Carauari, Coari, Manicoré e São Paulo de Olivença.
Desde o ano passado, as companhias aéreas que realizam voos comerciais regulares para 11 municípios, com origem ou não na capital, têm a alíquota fixada em 3%, após alteração de lei estadual de 2009.
Comentários
Postar um comentário