Gerson Camarotti comentou no Bom Dia Brasil a oficialização da troca no Ministério do Turismo após mais de um mês de negociações. Daniela Carneiro foi exonerada e o deputado Celso Sabino, do União Brasil, assumirá a pasta. Isso, para o comentarista, é simbólico para o momento do governo Lula.
“O que significa a entrada de Celso Sabino no governo Lula? A entrada do Centrão, é o primeiro movimento para a entrada do Centrão. Você poderia perguntar: ‘Ah, mas o União Brasil já estava’. O cargo ocupado pela Dani do Waguinho no Ministério do Turismo não representava justamente essa bancada do União Brasil que é ligada a esse grupo político do Centrão. Então agora é de fato o Centrão entrando no governo Lula”, explicou o jornalista.
Camarotti contou que as negociações entre Lula e o União Brasil davam conta de que a maioria do partido passasse a votar junto com o governo nas principais pautas do Congresso. No entanto, há uma reforma ministerial sendo idealizada pelo Centrão, que está de olho em outras pastas – algumas delas que não devem ser aceitas pelo presidente da República.
“Vai ter uma espécie de queda de braço, e ela já começou. Porque você tem uma lista já apresentada pelo Centrão, e tem a resistência de quem já está nesses cargos. A gente vê essa queda de braço em relação a um cargo específico, a Embratur, mas você tem na lista o Ministério do Esporte, que o Republicanos quer, o Ministério do Desenvolvimento Social, cobiçado pelo PP de Arthur Lira”, detalhou.
Comentários
Postar um comentário