Deu no Valor Econômico: A Moody’s, empresa americana de serviços financeiros e de negócios colocou o rating AA.br , (notas de agências classificadoras de risco) do Banpará , em revisão para possível rebaixamento, após o banco ter adiado a divulgação do seu balanço de 2022.
No mês passado, quase seis meses após a eclosão de um escândalo, com a presidente, Ruth Mello, sendo investigada em função de denúncias de corrupção, o Banpará anunciou a contratação da auditoria Kroll e do escritório de advocacia Lefosse para realização de investigação forense.
“O anúncio [do adiamento do balanço] ocorre em meio à deterioração de métricas financeiras, especialmente quanto à rentabilidade e capital. Consideramos que atrasos no cumprimento de registros regulatórios, ou possíveis relatórios de auditores de não conformidade, podem identificar deficiências em controles internos, ou também, má-conduta de funcionários ou administradores do banco. Esses fatores podem implicar aumento de custos ou acarretar prejuízos para o banco, como ações regulatórias e litígios, com possíveis implicações negativas para o perfil de crédito do banco”, diz a Moody’s.
A agência aponta que a governança é um ponto de atenção para o Banpará, já que existe um histórico de denúncia relacionada a conflito de interesse de pessoa-chave e a recente suspensão das demonstrações financeiras.
“A governança corporativa do Banpará continua sendo uma consideração chave de crédito e continua a ser um assunto de nosso contínuo.”
Comentários
Postar um comentário