Belém. O Fokker 70. Os 80 Passageiros e o Suriname



 Ao longo das próximas semanas, a cidade de Belém, capital do Pará, vai receber a visita do Fokker 70 para 80 passageiros da empresa aérea Fly Allways, do Suriname. A princípio, a empresa solicitou a autorização para seis voos entre os dias 21 de abril e 26 de maio, todos eles começando e terminando na cidade de Zanderij, no país vizinho. 

Segundo os dados da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), os voos acontecem nos dias 21 e 28 de abril, e 5, 12, 19 e 26 de maio. A chegada a Belém, com número de voo EDR-623, acontece às 13h40, com partida para Suriname às 15h10 e número EDR-624.Com menos de 50 unidades construídas em sua curta produção, o Fokker 70, uma versão encurtada do célebre Fokker 100, é incomum de ser visto em quase todos os lugares do mundo, com exceção de um punhado de países onde empresas locais ainda o voam, como é o caso do Suriname, que tem na empresa Fly AllWays uma dessas poucas operadores. 

Apesar da raridade da aeronave, ela não é uma estreante em território brasileiro. De tempos em tempos, a mesma companhia faz voos ao Brasil, sempre ligando o Suriname a cidades no norte, como Belém e Boa Vista.O Suriname, por sua vez, não é o destino de férias da moda, mas sua importância está na localização. Embora tenha uma cultura tipicamente caribenha, sua colonização foi holandesa e a língua local é o neerlandês. Por conta disso, o país mantém estreitos laços com o país europeu e tem voos múltiplas vezes por semana ligando Paramaribo a Amsterdã.

Comentários