Tucuruí. O Prefeito e o Vice. A Cassação dos Mandatos. O Leonan Cruz e o Voto Fatal



 Na manhã desta quinta-feira, 23, os juízes do Tribunal Regional Eleitoral, TRE, cassaram o mandato do prefeito de Tucuruí, Alexandre Siqueira, e do vice Jairo Holanda, ambos do MDB. A cassação foi decidida por maioria de votos e em ações de investigação judicial eleitoral referentes às eleições municipais de 2020. 

As ações foram ajuizadas pela promotoria eleitoral da 40ª Zona Eleitoral, apontando suspeitas de captação ou gasto ilícito de recursos financeiros de campanha eleitoral, abuso de poder econômico e captação ilícita de votos.

Os juízes Airton Portela, Álvaro Norat e Edmar Pereira votaram pela cassação do prefeito. Já os juízes Rafael Fecury, Diogo Conduru  e José Maria do Rosário votaram pela improcedência da denúncia. Coube então ao presidente da Corte, o desembargador Leonan Cruz, desempatar a votação optando pela perda do mandato do prefeito e do vice e pela realização de novas eleições. 

A decisão do TRE determina o afastamento imediato do prefeito, devendo assumir o cargo o presidente da Câmara Municipal. Da decisão, ainda cabe recurso ao Tribunal Superior Eleitoral, TSE.


Comentários