O desembargador Amilcar Bezerra Guimarães, do TJE do Pará, concedeu liminar, nesta segunda-feira, 27, reintegrando ao cargo da presidente do Banpará, Ruth pimentel, que estava afastada do cargo por conta de denúncias de irregularidades. A decisão judicial beneficia também o vice-presidente financeiro, Vando Ferreira, que foi afastado junto com Ruth.A liminar foi concedida em um agravo de instrumento contra Aláudio Mello Junior, que presidia o conselho de administração do banco quando o colegiado decidiu pelo afastamento dos dois.
Em sua decisão, o desembargador Amilcar Bezerra Guimarães diz que “a condução do processo de afastamento dos agravantes, ao que tudo indica, não vem respeitando os prazos determinados no próprio regramento da instituição” e que “deve ser cessado o afastamento dos agravantes a fim de evitar a perpetuação da ilegalidade que vem fulminando as citadas garantias constitucionais de ampla defesa e do devido processo legal”. Ruth e Ferreira já retomaram seus cargos e dão expediente nesta segunda-feira na sede do Banpará.
Conforme noticiado, a acusação contra o executivos é de que eles estavam interferindo no fluxo de pagamentos a fornecedores, cobrando propina para liberar esses pagamentos e favorecendo determinadas empresas. Os três membros independentes, Aláudio Mello Junior, Tereza Serrão e Roberto Barreto já deixaram o colegiado. O único que foi contra o controlador e ainda está no órgão é o representante dos minoritários, Adilson Dias.
Na semana passada, o Banpará alterou a data de divulgação dos seus resultados de 2022, que originalmente ocorreria nesta segunda-feira (27), para 27 de março, perto do fim do prazo máximo de publicação.
Comentários
Postar um comentário