Ao que tudo indica o presidente da OAB do Pará, Eduardo Imbiriba, está querendo comprar a briga com o governo na novela da escolha para a vaga do desembargo na vaga de Milton Nobre. Desde muito, já existem candidatos favoritos para a disputa, uns pela proximidade com a atual gestão da OAB e outros ligados ao governo.
Para embolar mais ainda o meio de campo, na quarta-feira, 08, Imbiriba surpreendeu a todos anunciando a aprovação da paridade de gênero na escolha do novo desembargador. Isto significa dizer que a lista deverá ser composta metade por mulheres, obrigatoriamente. Ou seja, na prática, os principais candidatos perdem força, já que terão que brigar entre si para disputar a metade das seis vagas da lista que a OAB encaminhará ao Tribunal.
E não é só isso. Ainda circula entre a diretoria a forte possibilidade de implementação de cotas raciais, o que deixaria os principais candidatos em uma saia ainda mais justa, com muito mais dificuldade de angariar a adesão do Conselho aos seus nomes. Agora, o jogo será reiniciado, podendo certamente surgir novos nomes com possibilidades concretas de ascender ao desembargo, para além dos que já foram divulgados. Tudo isso ficará mais claro durante esta semana.
Diga-se de passagem que a decisão de Imbiriba não foi bem recebida por muitos colegas. Isso porque uma corrente entende que a aprovação da paridade, apesar de justa e necessária, passaria por uma ampla discussão que ainda iria mais longe. A sorte está lançada !!
Comentários
Postar um comentário