A deputada federal Renilce Nicodemos tem um encontro marcado com a imprensa, na próxima terça-feira (07), a partir das 9h, no Café das Orquídeas, para apresentar a Frente Parlamentar em Defesa da Saúde das Mulheres. De forma inédita no Congresso Nacional, a Frente tem o objetivo de discutir e elaborar políticas públicas que garantam a promoção da saúde feminina, com ênfase na prevenção e no combate ao câncer de mama e do colo do útero, além de outros diversos aspectos que interferem não só na saúde física, mas também mental da mulher.
Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2021, 51,1% da população brasileira era do sexo feminino. Isso representa 4,8 milhões de mulheres a mais que homens no país. Os números corroboram a importância de uma frente feminina, uma vez que na história do Congresso Nacional Brasileiro, nunca existiu uma união de forças dedicada diretamente à Defesa da Saúde das Mulheres.
“É fundamental termos um olhar diferenciado para a saúde da mulher. Isso vai além de questões ginecológicas e deve contemplar, além do bem-estar físico, a saúde mental e emocional, incluído o planejamento familiar, que também faz parte desse rol de cuidados necessários”, frisa a deputada.
A Frente Parlamentar em Defesa da Saúde das Mulheres é mista, por isso, será composta por Deputadas e Deputados Federais, além de Senadoras e Senadores, e terá dentre os seus objetivos acompanhar a execução de políticas públicas voltadas para a saúde das mulheres; realizar estudos, debates, seminários e audiências públicas; propor ações legislativas e buscar parcerias com instituições públicas e privadas para a promoção da saúde feminina.
Comentários
Postar um comentário