Samuel Barata. A Revista Forbes. Os Mais Ricos do Mundo. Um Paraense na Lista. A Fortuna de R$ 3,15 Bilhões



 Um paraense de Belém segue firme e forte na lista dos mais ricos do mundo. Estramos falando de Samuel Barata, sócio majoritário do Grupo DPSP – segunda maior rede varejista de farmácias do Brasil e sétima maior rede de varejo brasileira no geral. Samuel Barata aparece na lista da Forbes 2022, como um dos maiores bilionários do Brasil. A fortuna dele é estipulada em R$ 3,15 bilhões de reais.

Samuel Barata adquiriu a rede Drogarias Pacheco em 1977. Em 2011, a Pacheco se fundiu à rede Drogaria São Paulo. Atualmente, o Grupo DPSP tem mais de 1230 lojas espalhadas por nove estados e o Distrito Federal e emprega mais de 26 mil colaboradores. A Drogaria Pacheco surgiu em 1892, na cidade do Rio de Janeiro. E logo se tornou a mais popular da capital fluminense. Em 1974, Samuel Barata adquiriu uma distribuidora de remédio, fundada por um ex-funcionário da Pacheco.

Depois de aproximadamente três anos, Barata adquiriu a loja da farmácia Pacheco. Manteve o nome e ampliou o número de lojas pelo Rio de Janeiro e por outros Estados. Em 2011, Samuel Barata, à frente da Drogaria Pacheco, fundiu a empresa com a Drogaria São Paulo, liderada por Ronaldo Carvalho. Com a fusão, nasceu o Grupo DPSP – segunda maior rede varejista de farmácias do Brasil e sétima maior rede de varejo brasileira no geral. Barata é o maior acionista da DPSP.

Atualmente, o Grupo DPSP tem mais de 1230 lojas espalhadas por nove Estados e o Distrito Federal, emprega mais de 26 mil colaboradores e tem seis postos de distribuição em São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Bahia, Espírito Santo e Pernambuco. Samuel Barata surgiu pela primeira vez na lista dos bilionários da Forbes em 2019. Hoje ele está na posição 113. 

Samuel Barata é irmão de Jacob Barata – a quem costuma se referir como o irmão rico da família. Jacob é dono de 11 empresas de ônibus no Rio de Janeiro, unidas no Grupo Guanabara. O Grupo DPSP é um dos maiores do Brasil no ramo do varejo, assim como a Via Varejo, que tem em seu guarda-chuva as gigantes do mercado Casas Bahia e Ponto Frio.

Comentários