Altamira. A Infraero. O Aeroporto. A Revitalização e a Conclusão das Obras


 De acordo com informação da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), o Ministério da Infraestrutura (MInfra) informa que será concluída nesta semana a penúltima etapa de revitalização do Aeroporto de Altamira, localizado no estado do Pará. Serão finalizados os reparos e as obras de ampliação do terminal de passageiros e, com isso, ocorrerá a migração total das atividades de check-in, embarque e desembarque, que estavam em local provisório, para as áreas revitalizadas. A última fase de obras, o acabamento da parte externa do aeroporto, está prevista para ser concluída em dezembro.

O ministro da Infraestrutura, Marcelo Sampaio, afirma que essa é uma excelente notícia: “Entramos nesta semana na etapa final do bloco de intervenções iniciados em novembro de 2021 em Altamira, com investimento de R$ 3,65 milhões. São recursos do Fundo Nacional de Aviação Civil (FNAC), um instrumento fundamental à revolução que temos promovido na aviação regional pelo Brasil, possibilitando a ampliação da capacidade e da segurança operacionais nos aeródromos do interior do país.” Ele lembra a importância do Aeroporto de Altamira, 11º em movimentação de passageiros da região Norte. 

Nos 10 primeiros meses deste ano, mais de 67 mil viajantes passaram pelo terminal aéreo – movimento 17% maior na comparação com o mesmo período do ano passado. “Obras assim permitem o aumento na oferta de voos regionais e representam mais conforto e comodidade aos usuários”, acrescenta Sampaio.

Desde 2019, o Governo Federal realizou diversas outras benfeitorias no sítio aeroportuário de Altamira, representando cerca de R$ 5,5 milhões investidos no ativo.Os serviços executados incluem:

– renovação da sinalização horizontal em áreas de movimentação de aeronaves;

– recuperação da cerca operacional e de pavimentos aeroportuários;

– recapeamento de vias de acesso e estacionamento de veículos; e

– modernização do circuito interno de TVs.

A renovação das áreas de embarque e desembarque, bem como a reforma na área externa, fecham o ciclo de modernizações executados sob o comando da Infraero, que, em 2023, passará a gestão do terminal de Altamira ao Consórcio Novo Norte. O grupo venceu leilão para o Bloco Norte da 7ª rodada de concessões aeroportuárias, promovida pelo Governo Federal em agosto deste ano.

Comentários