O Vale Gás. A Compra de Votos Declarada. Os R$ 100 Reais e os Protestos


 Olha o Vale Gás ai gente !! O que mais falta para o Ministério Público Eleitoral entender que a compra de votos está institucionalizada na gestão de Helder Barbalho ? Isso ficou patente, latente e gritante na manhã desta quinta-feira em Belém, quando os beneficiários do auxílio Vale Gás, interditaram vários pontos da região metropolitana de Belém em frente à unidades doBanpará), onde o auxílio, no valor de R$ 100 reias,  é pago. O trânsito ficou complicado na avenida Augusto Montenegro e na rodovia BR-316.

A reclamação apontava para erros na página do auxílio, na internet, mostrando que os pagamentos estavam liberados, e que todos poderiam receber o valor, referente à 5ª parcela do benefício, que começou a ser pago no último dia 18, mas que os pagamentos não foram concluídos. E a captação de sufrágio é organizada, uma vez que tem calendário :

Nascidos em janeiro e fevereiro recebem no dia 18 de agosto;

Nascidos em março e abril, no dia 19;

Nascidos em maio e junho, no dia 20;

Nascidos em julho e agosto, no dia 23;

Nascidos em setembro e outubro, no dia 24;

e nascidos em novembro e dezembro, no dia 25.

As famílias que recebem Vale Gás são aquelas em situação de vulnerabilidade social, com renda familiar igual a zero. Com medo de perder o último dia de auxílio, muitas famílias que perderam as datas anteriores procuraram as agências do Banpará, mas relatam que não conseguiram receber. Após consulta no sistema do benefício, os beneficiários afirmam que o prazo para recebimento do valor tem limite de 90 dias e muitas pessoas dizem que não sabiam que o pagamento tinha sido liberado.

Desde às 10h, os dois sentidos da avenida Augusto Montenegro, que dá acesso ao distrito de Icoaraci, foram fechados. Havia pessoas na fila desde às 4h. Algumas mães estavam com crianças no colo. Um outro ponto de protesto foi na BR-316, em Ananindeua, em frente a uma unidade do Banpará. Uma funcionária do banco informou à reportagem que uma notícia falsa sobre o pagamento havia circulado, levando as pessoas às agências fora do cronograma previsto no calendário oficial.

Com informações do G1 Pará

Comentários