- Gerar link
- X
- Outros aplicativos
O silêncio do PCdoB com relação ao escandaloso caso de estupro envolvendo Roony José Bentes Oliveira, membro do partido, reforça a máxima que diz que pimenta no dos outros é refresco. Ronny, que foi afastado de todas as funções na agremiação partidária, é amigo pessoal de Jorge Panzera, licenciado da presidência da Imprensa Oficial do Estado para concorrer a uma vaga de deputado federal.
Além de pertencer às fileiras do PC do B, Roony José Bentes de Oliveira está lotado na Imprensa Oficial do Estado, que até o presente momento não se posicionou sobre o assunto. A amizade de Panzera e Roony é tanta que, em 2020, logo que sentou na cadeira de mandatário da IOE, o mesmo nomeou o amigo como um dos componentes da Comissão Executiva para tratar da habilitação das inscrições do Edital do Concurso Público de Incentivo a Literatura Paraense – Prêmio Literário IOE Dalcídio Jurandir 2019.
Agora, Panzera se vê em uma saia justíssima, tentando botar panos quentes na situação do amigo, postura evidentemente vergonhosa dada a gravidade da situação. Pesa contra o até então coordenador da campanha de Panzera, acusações de importunação sexual contra integrantes da União da Juventude Socialista (UJS).
Enquanto Panzera silencia, se limitando a emitir nota resumida sobre o assunto, (publicada no final desta matéria), a mulherada do PCdoB bota a boca no trombone. Veja a nota abaixo :
A UBM/Pará e a Secretária Estadual de Mulheres do PCdoB/Pará vêm perante a militância do partido para expressar a nossa total solidariedade com as mulheres vítimas de violência e importunação sexual por parte de um membro da direção estadual, conforme manifestação declarada pelas mesmas. Neste momento nos colocamos à disposição para prestar a assistência necessária que elas necessitarem.
Ao mesmo tempo que propugnamos pelas medidas cabíveis no sentido de eliminar do seio do Partido atitude machistas e de violência contra as mulheres, investigando com seriedade e isenção as acusações feitas contra Rony Oliveira.
Lembramos que no ano passado a Direção Nacional realizou uma Conferência específica sobre a importância de se combater o machismo, a misoginia e toda forma de opressão contra as mulheres. Sendo o nosso Partido o que mais se empenha para avançar no protagonismo político social das mulheres e sendo um Partido presidido por uma mulher e tendo nas suas bancadas parlamentares, em suas instâncias e em suas frentes de massas o combate sem tréguas contra a violência contra as mulheres.
Um partido comunista não pode se precipitar na averiguação do caso porém não pode deixar de enfrentar a questão tão grave que atinge a dignidade das mulheres. É necessário o combate férreo no intuito de coibir atitudes totalmente reprováveis como a violência na suas diversas formas contra nós mulheres.
Lutamos por uma sociedade livre da opressão de classe, de gênero, de raça e orientação sexual, acreditamos que uma sociedade só será livre e justa quando livre forem as mulheres da opressão que o patriarcado nós impõe.
Secretaria Estadual do PC do B/Pará
União Brasileira de Mulheres/Pará
NOTA OFICIAL
*NOTA AO PÚBLICO, AMIGOS/AS E FILIADOS/AS DO PCdoB PARÁ*
Em referência a denúncia recebida pela direção do partido no dia 11 de julho de 2022, praticado pelo Sr. Roony José Bentes de Oliveira, filiado deste partido, de cometimento de crime contra a dignidade sexual, liberdade sexual, estupro, estupro simples; e importunação sexual; imediatamente foi remetido a Comissão Executiva Estadual do Partido, tendo sido encaminhado o afastamento imediato e preventivo de todas as funções que exercia em nossa organização; sendo referendada por unanimidade dos membros desta comissão política estadual.
A Comissão Política Estadual do PCdoB no Pará, reunida neste dia, convoca a Comissão de Controle, para abrir imediato processo disciplinar contra Roony José Bentes de Oliveira, conforme estatuto partidário.
Reiteramos nossa total solidariedade e apoio às vítimas, com disponibilização jurídica e psicológica, assim como suas identificações preservadas. Reafirmamos o nosso repúdio e condenação ao fato.
O PCdoB não tolera e condena todo tipo de violência contra as mulheres.
Belém 13 de julho de 2022
Comissão Política Estadual do PCdoB Pará
Comentários
Postar um comentário